domingo, 28 de março de 2010

Modelos Atômicos

A química intriga a humanidade desde sua origem. Muitas foram às tentativas de explicar a estrutura da matéria e as reações química que ocorrem nela.
Desde a Grécia há essa tentativa de explicar do que se constitui o mundo, o que seria a tal partícula fundamental que compõe tudo e todos.Muitas propostas foram dadas, entre ela, a Água, o Fogo, a Terra, o Ar e etc.
Porém fora do contexto “Macroscópico”(Que se pode ver a olho nu) e entrando no “Microscópico”(que não se pode ver a olho nu) surgiu através de Leucipo e Demócrito, entre os anos de 400 a 500 a.C a idéia do Átomo, que seria uma partícula Indivisível formadora de todas as coisas.
Após isso tiveram muitas tentativas de explicar a natureza da matéria, entre as tentativas temos Galileu, Copérnico,os Alemães Becher e Stahl com o Flogistico e etc.
Muito embora a idéia de elemento químico considerasse o átomo como uma partícula indivisível, porém real da matéria, o atomismo científico só começou no início do século XIX.

MODELOS ATÔMICOS:
O Primeiro Modelo cientifico foi proposto por John Dalton (1766-1844) após ele vieram outros cientistas contribuir para a mudança e aperfeiçoamento da idéia de átomo e da estrutura da Matéria são eles respectivamente, Thomson(1897), Rutherford(1911), Böhr(1913).

Modelo Atômico de Dalton(1808):
O que ele afirma:
· A Matéria era constituída de átomos que seriam uma esfera Maciça, Indivisível, Impenetrável e Indestrutível.
· Uma reação química consiste simplesmente em uma separação, combinação ou rearranjo de átomos, mas nunca na criação ou destruição destes.
· Todos os átomos de um dado elemento são idênticos, tendo em particular o mesmo tamanho, massa e propriedades químicas. Os átomos dos diferentes elementos diferem entre si em, pelo menos, uma propriedade.

Modelo Atômico deThomson (1897):
Começou a aparecer indícios da natureza elétrica da Matéria a partir de Faraday.
Então J.J. Thomson em suas pesquisas da natureza elétrica da matéria descobriu que a matéria era formada por cargas elétricas positivas e negativas, sendo assim modificou o modelo atômico de Dalton. Para Thomson o átomo era uma esfera fluida carregada positivamente com elétrons espalhados, porém ambas em números iguais caracterizando um átomo eletricamente neutro.

Modelo Atômico de Rutherford:
Experiência de Rutherford: Bombardeou uma fina lâmina de ouro com raios alfa (α Positivos) e observou que a maioria dos raios alfa (α) não desviavam, sendo assim o átomo não poderia ser maciço e positivo, ao contrario o átomo seria um imenso vazio.

Modelo Atômico:
Rutherford observou que a maioria dos raios emitidos passavam direto pela lâmina somente poucos eram desviados,sendo assim inferiu que a maioria da massa do átomo estava concentrada em uma pequena região central que de nominou de Núcleo sendo constituida de particluas positivas(prótons) e que o mesmo possuia uma imensa eletrosfera onde as particulas negativas (elétrons) giravam em torno deste núcleo, analogamente os planetas em torno do Sol.

Modelo Atômico de Rutherford-Bhör:
Bhör manteve o modelo de Rutherford, porém tentou responder algumas pendências, duvidas que ficaram através de postulados.
Como o elétron girava ao redor do núcleo e não perdia energia ao ponto de se chocar com o mesmo?
O que ele afirma:
· No átomo somente aos elétrons é permitido estar em certos estados estacionários, sendo que cada um possui energia fixa e definida.
· Quando o átomo estiver em um destes estados ele não emita luz, no entanto quando o átomo passar de um estado e maior energia para um de menor haverá emissão.

Modelo Atômico:
Continuando com as idéias de Rutherford, Bohr inclui as camadas eletrônicas, onde os elétrons se agrupam(K,L,M,N,O,P,Q),cada elétron tem sua energia e localiza-se destribuido nessas camadas.

                                                                                                         Por: Marina Louzada Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário