segunda-feira, 29 de março de 2010

Evolução da Teoria Atômica

Modelo atômico de:

Demócrito e Leucipo(480 a.C)
Foi apenas uma hipótese filosófica onde eles acreditavam que o átomo era uma esfera maciça neutra e indivisível. E também acreditavam que a materia era constituida por átomos.

Dalton(1803)
Primeiro modelo atómico com base científica e experimental.Ele afirma que o átomo é uma bolinha maciça, indivisível e eletricamente neutra.Afirma ainda que os átomos podem se unir para formar moléculas e que as reações químicas são apenas a união e a separação desses átomos.

Thomson(1897)
A partir de experiencias com raios catódicos descobriu os elétróns e propôs o modelo científico que ficou conhecido como "pudim de passas" que dizia que o atômo era formado por uma pasta positiva recheado por partículas muito pequenas e negativas, denominadas elétrons.Acreditava também que o átomo era pequeno e maciço,porém divisível.

Rutherford(1911)
A partir de um experimento onde uma finíssima lâmina de ouro era bombardeada com párticulas radioativas ele percebeu que na verdade o átomo não era maciço pois a maior parte das partículas alfas passaram direto sem sofrer desvios. apenas uma pequena quantidade de partículas sofria desvios ao passarem próximas ao núcleo e como essas partículas sofriam repulsão pôde concluir que o núcleo era positivo e muito pequeno pois pouquíssimas partículas batiam na lâmina de ouro e voltavam.No modelo Rutherford o núcleo era pequeno, maciço, positivo e rodeado por uma nuvem eletrônica muito grande, carregada negativamente.E a masa do átomo se concentra principalmente no núcleo.

Bohr(1913)
Baseado na teoria de Max Planck,onde a energia é transmitida em blocos e não de forma contínua, ele propôs que a eletrosfera fosse divida em camadas de energia e essas camadas suportariam uma quantidad máxima de eletróns, e com isso quando o elétron estivessse em alguma dessas camadas ele estaria com uma quantidade de energia que seria permitida, então ele nao iria irradiar energia ao redor do núcleo,permanecendo assim estacionado nessa quantidade de energia.Esses elétrons ao absorver energia podiam saltar de um estado de energia interno para outro estado mais externo e quando esses eletróns retornassem ao estado inicial ele devolveria essa energia na forma de luz.

Summerfield
nesse modelo surgiu a ideia dos subníveis de energia. Através de experimentos ele propõe que além de ser dividida em níveis a eletrosfera também era dividida em subníveis.

Broglie
É o modelo mais atual. Aqui o átomo se apresenta com um núcleo central, carregado positivamente, e uma nuvem eletrônica.

7 comentários:

  1. Muito bom mas vc não sabe escrever :)

    ResponderExcluir
  2. Eu queria Saber o Resumo :)

    ResponderExcluir
  3. Vedd...não sabem msm escrever..

    ResponderExcluir
  4. pois é n sabe escrever

    ResponderExcluir
  5. alguém sabe alguma outra fonte falando sobre esse assunto ?

    ResponderExcluir
  6. não entendi nada ..

    ResponderExcluir
  7. bohr?
    Summerfield?

    minha antiga professora nunca falou disso!
    broglie?

    ResponderExcluir