domingo, 28 de março de 2010

Modelo atômico de Rutherford

                                   Modelo Atômico de Rutherford
 A experiência consistia em bombear uma lâmina de ouro com partículas alfa:
                 
 
                Foi constatado que: 
  • A maioria das partículas alfa atravessava livremente a lâmina de ouro
  • Poucas partículas alfa passavam e sofriam desvio
  • Pouquíssimas partículas alfa não atravessavam a lâmina 

                    Assim, admitindo apenas o modelo de Thomson, átomo homogêneo, seria de esperar que o feixe de partículas alfa, de grande energia, atravessasse a lâmina de ouro sem sofrer grandes desvios.No entanto, não era isso que estava acontecendo.
                         Um novo modelo de átomo deveria ser criado para explicar esses resultados.Em fevereiro de 1911, Rutherford defendeu uma tese intitulada Da dispersão das partículas alfa e beta pela matéria e da estrutura do átomo, em que chega a conclusões que o levam a elaborar um novo modelo atômico:o átomo nuclear.


                    Rutherford concluiu que a massa da lâmina de ouro estaria distribuída em pequenos pontos(núcleo).
                     Os desvios das partículas alfa positivas foram explicados admitindo que o núcleo é positivo e portanto formado por prótons.As partículas que não atravessaram a lâmina teriam colidido com esses núcleos.
                      Como o átomo é neutro, o núcleo estaria cercado pelos elétrons numa região negativa (eletrosfera).Entao ele supôs que os elétrons estariam ao redor do núcleo tal como os planetas ao redor do sol.Então, surgiu, o modelo atômico de Rutherford: o átomo nuclear.

                                 (Esse modelo explica os resultados da sua experiência.)
                    

                 Em suas experiências, Rutherford observou que a massa do núcleo era muito maior que a sua carga. Disso ele concluiu que no núcleo deverias existir partículas sem carga elétrica e de massa quase igual à do próton.
                     Já em 1932, James Chadwick provou a existência de tais partículas e deu a elas o nome de nêutrons, o que fez com que o modelo atômico de Rutherford sofresse uma modificação.


Por: Luciana Rabelo

10 comentários:

  1. - Em 1911, Rutherford divulgou os resultados de sua célebre experiência conhecida por espalhamento de partículas alfa. No referido experimento, uma finíssima lâmina de ouro foi bombardeada com partículas alfa, cerca de 4 vezes mais pesada que um próton e quase 8.000 vezes mais pesada que um elétron, as partículas atômicas conhecidas na época. Os cientistas esperavam que as partículas alfa, bastante pesadas e com velocidade em torno de 20.000 km/s atravessassem a lâmina de ouro com facilidade, sem sofrer desvios consideráveis. O resultado, inacreditável, foi que algumas partículas alfa sofriam desvios maiores que 90º, sendo, praticamente, rebatidas pela lâmina em sentido oposto . Rutherford imaginou então que o átomo teria uma região de grande massa onde as partículas alfa, ao se chocarem, seriam rebatidas, ao que chamou de núcleo (positivamente carregado), envolta por uma região de massa desprezível, incapaz de rebater as partículas alfa, chamada de eletrosfera. Dessa forma, surge o modelo atômico nucleado de Rutherford, conhecido como modelo atômico planetário. O modelo atômico de Rutherford, também conhecido como modelo planetário do átomo, é uma teoria sobre a estrutura do átomo proposta pelo físico neozelandês Ernest Rutherford, e está intimamente relacionado à experiência de Rutherford. Segundo esta teoria, o átomo teria um núcleo positivo, que seria muito pequeno em relação ao todo mas teria grande massa e, ao redor deste, os elétrons, que descreveriam órbitas helicoidais em altas velocidades, para não serem atraídos e caírem sobre o núcleo. A eletrosfera - local onde se situam os elétrons - seria cerca de dez mil vezes maior do que o núcleo atômico, e entre eles haveria um espaço vazio.

    ResponderExcluir
  2. Aff , odeiio quiimica !!

    ResponderExcluir
  3. todos nós odiamos química!!! quimica eh uma bostaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  4. se não fosse a química vocês não existiriam..

    ResponderExcluir
  5. ne quimica e o melhor coisa do mundo depois do sexo

    ResponderExcluir
  6. vcs são muito é gay

    ResponderExcluir
  7. química não e ruim mais acontece que tem assunto que são mais dificeis de compreender u-u

    ResponderExcluir
  8. Para pessoas burras como você que odeiam estudar Química é sim uma porcaria, mas por favor, não diga que todos odeiam a Química pois nem todos são preguiçosos como você.

    ResponderExcluir
  9. VERDADE EU ATE QUE GOSTO

    ResponderExcluir
  10. como seria o resultado desse experimento de rutherford com as laminas de ouro e particulas alfas se fosse realizado com atomos com estruturas propostas pelo modelo de thomson?

    ResponderExcluir