quarta-feira, 24 de março de 2010

MODELO ATÔMICO DE ARNOLD SOMMERFELD

Sua principal contribuição para a evolução do modelo atómico foi a inclusão no modelo de Niels Bohr, os orbitais elípticos e a relatividade restrita, obtendo assim o modelo-Sommerfeld que dividia os níveis em subníveis(regiões menores) o que eliminava a decadência do elétron que ocorria no modelo anterior(Bohr) acrescentando mais dois números quânticos(azimutal e o magnético) além de estabelecer que os orbitais não tinham que se estabelecer num mesmo plano.




Os elétrons estão na eletrosfera em camadas que estariam subdivididas em regiões menores denominadas subníveis(s,p,d,f...)de energia., não necessariamente circulares,

 A figura mostra os modelos de Bohr e de Sommerfeld.




Fig.  - Os modelos atômicos de Bohr e de Sommerfeld. Aquele propôs que os elétrons se movem em algumas órbitas circulares ao redor do núcleo. Este sugeriu que essas órbitas devem ser elípticas.



• Hoje



Nos dias atuais, o modelo "planetário", quer seja o de Bohr, quer seja o de Sommerfeld não é mais aceito. Prefere-se pensar que os átomos são constituídos por um núcleo de carga elétrica positiva mergulhado numa nuvem de elétrons. Um elétron confinado no átomo não tem posição determinada. Sua posição é definida em termos probabilísticos. Ele não ocupa um lugar bem definido, mas um lugar onde é mais provável encontrá-lo.



Esta é uma afirmação muito curiosa e que merece alguns comentários e enseja desdobramentos que ficam para um futuro artigo onde pretendemos abordar o tema "Determinismo e Física moderna".



Conclusão



Acompanhamos os esforços despendidos ao longo dos tempos na criação e aperfeiçoamento dos mais importantes modelos para descrever a estrutura do átomo. Inicialmente, ele não tinha estrutura alguma, não tinha partes, era indivisível (origem do seu nome). Com o tempo, novas propostas foram imaginadas, principalmente depois da descoberta do elétron. Os átomos passaram, então, a ser descritos como uma estrutura que envolvia cargas elétricas negativas (elétrons) e positivas (prótons), estes formando um núcleo rodeado por aqueles. Mais tarde (1932) foi descoberto outro componente do núcleo. Foi batizado de nêutron, por não ser possuidor de carga elétrica.



Atualmente, o que sabemos, ou julgamos saber, é que o átomo é formado de um núcleo e um punhado de elétrons. No núcleo encontra-se praticamente toda a massa do átomo e é constituído de prótons e nêutrons (e outras partículas que mantêm os prótons e nêutrons "grudados"). O núcleo é extremamente pequeno, comparado com o tamanho do átomo. Se imaginarmos que o núcleo tem o tamanho de uma bolinha de vidro, a posição mais provável em que se encontraria o elétron mais próximo estaria a muitos quilômetros de distância! Isso nos dá uma idéia de quão vazio é o átomo.



O punhado de elétrons forma uma "nuvem", pois os elétrons não têm uma posição definida, não são mais pensados como bolinhas movendo-se ao redor do núcleo.



Não obstante, pode-se calcular o "tamanho" de um elétron: é quase do "tamanho" de um núcleo. Foi essa conclusão que levou os físicos a descartarem um antigo modelo para o núcleo atômico, que propunha a existência de elétrons em seu interior; num núcleo atômico não cabem elétrons.

(Postado por Lucas Costa)

33 comentários:

  1. Foi me útil a um trabalho de química
    Até que presta

    ResponderExcluir
  2. Nossa esse blog é realmente muito bom, esta bem difício encontrar informações descentes hoje em dia.Parabéns pelo conteudo.Seguindo aq!!

    ResponderExcluir
  3. muito bom gostei parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. otimo para o trabalho que eu fis.
    Parabens

    ResponderExcluir
  5. nao me seviu pra nadaaa!!!mais e bom sim,mais o que eu estava procurando eu nao encontrei.

    ResponderExcluir
  6. Nao foi tao, bom pode da para melhor a proxima vez.)=

    ResponderExcluir
  7. gostei...complementou os estudos

    ResponderExcluir
  8. nossa eu queria achar msm era o pq te q aperfeiçoar o modelo de dalton e thomson para um trabalho :/ mais o conteudo é mt bom

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. admiro sua coragem, você não tem medo de bullying e se aceita do jeito que você é! parabéns..Mas o que isso tem a ver com Sommerfeld, amigo?

      Excluir
    2. foda-se seu filho da puta

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkkk
      Ta serto !!!

      Excluir
  10. muito bom o trabalho ajudo bastante (=

    ResponderExcluir
  11. obrigada tirei 10 e graças a vc

    ResponderExcluir
  12. po e da ora cinistro valeu mesmo...

    ResponderExcluir
  13. Será que essas pessoas que fazem estes comentários ofensivos são medíocres o bastante para achá-los engraçados? Não sujem este blog.

    ResponderExcluir
  14. vc tbm ofendeu
    seu besta

    ResponderExcluir
  15. eu to batendo punheta...
    merda gozei no teclado.........

    ResponderExcluir
  16. o blog é mto bom, me ajudou bastante. Mas vcs poderiam selecionar os comentários antes que fossem publicados. Dá a impressão de que não passa mta credibilidade.

    ResponderExcluir
  17. baah mto bomm mto bomm tao de parabens, tava dificil de axar algma coisa q respondesse sobre o q eu keriaa e esse blog fooi perfeitoo para conclui minha eesquisa, bah mi ajudo mtooo vlw.......PARABENS

    ResponderExcluir
  18. O blog é muito bom,esclarece bastante as dúvidas sobre esse modelo atômico...o que estraga é a falta de noção de alguns idiotas que postam besteira...provavelmente são imbecis viciados em pornografia,com um cérebro de tamanho inferior ao tamanho de uma ervilha...mas,o conteúdo do blog é muito,muito bom mesmo,parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  19. essa foi a maior porcaria q eu ja presenciei...vá tira onda da cara da puta q le pariu...

    ResponderExcluir
  20. foi muito util para meu trabalho de quimica

    ResponderExcluir
  21. estou estudando fisica e to gostando muito valeu prof Cleber por nos mostra quao e interesante estudar a modelo atomicos

    ResponderExcluir
  22. parece ser bom vai ser útil a um trabalho de quimica e preciso disso
    waleu

    ResponderExcluir