Rutherford (físico neozelandês, 1971 - 1937)
Ao fazer uma experiência utilizando bloco de chumbo com partículas alfa(+), uma lâmina de ouro e uma lâmina de sulfeto de zinco, como mostra a figura abaixo:
Durante a experiência Rutherford verificou que algumas partículas ao atravessar a lâmina, se desviavam, e poucas (uma a cada 20000 partículas) atravessavam a lamina e voltavam.
Assim concluiu que o átomo era constituído de duas regiões, uma no centro (núcleo atômico com carga positiva) e outra ao redor, ou seja, periférica(eletrosfera), na qual os elétrons estariam circulando ao redor no núcleo.
Rutherford também conseguiu determinar as dimensões aproximadas no núcleo e do átomo.
Átomo: 10-8 cm
Núcleo: 10-13 cm
Concluiu-se que o átomo é aproximadamente, 10000 vezes maior que o seu núcleo.
Teoria Atual
Atualmente após estudos, cientistas chegaram a conclusão de que os átomos são divisíveis(não indivisíveis como achava Demócrito e Dalton), e são formados por inúmeras partículas, chamadas subatômicas, como os prótons, elétrons, nêutrons entre outros. Os prótons e neutros estão situados no núcleo atômico; os elétrons, ao redor do núcleo, na atmosfera.
Particula Carga Massa
Protons + 1
Neutrons sem carga 1
Eletrons - 1/1836
Ruth Rocha
baaaah mtu loco isso aee ><' trabaalho de quimicaa ngm merece u.u
ResponderExcluirEu assisti a essa aula ontem, mas fiquei bem bem confusa porque o meu professor envolveu Física nesse assunto. Mas o conteúdo desse site foi o complemento perfeito da minha aula, e eu tive um grande esclarecimento. Obrigada.
ResponderExcluirtrabalho de quimica meus deus
ResponderExcluir