Os elétrons estão na eletrosfera em camadas que estariam subdivididas em regiões menores denominadas subníveis(s,p,d,f...)de energia., não necessariamente circulares,
A figura mostra os modelos de Bohr e de Sommerfeld.
Fig. - Os modelos atômicos de Bohr e de Sommerfeld. Aquele propôs que os elétrons se movem em algumas órbitas circulares ao redor do núcleo. Este sugeriu que essas órbitas devem ser elípticas.
• Hoje
Nos dias atuais, o modelo "planetário", quer seja o de Bohr, quer seja o de Sommerfeld não é mais aceito. Prefere-se pensar que os átomos são constituídos por um núcleo de carga elétrica positiva mergulhado numa nuvem de elétrons. Um elétron confinado no átomo não tem posição determinada. Sua posição é definida em termos probabilísticos. Ele não ocupa um lugar bem definido, mas um lugar onde é mais provável encontrá-lo.
Esta é uma afirmação muito curiosa e que merece alguns comentários e enseja desdobramentos que ficam para um futuro artigo onde pretendemos abordar o tema "Determinismo e Física moderna".
Conclusão
Acompanhamos os esforços despendidos ao longo dos tempos na criação e aperfeiçoamento dos mais importantes modelos para descrever a estrutura do átomo. Inicialmente, ele não tinha estrutura alguma, não tinha partes, era indivisível (origem do seu nome). Com o tempo, novas propostas foram imaginadas, principalmente depois da descoberta do elétron. Os átomos passaram, então, a ser descritos como uma estrutura que envolvia cargas elétricas negativas (elétrons) e positivas (prótons), estes formando um núcleo rodeado por aqueles. Mais tarde (1932) foi descoberto outro componente do núcleo. Foi batizado de nêutron, por não ser possuidor de carga elétrica.
Atualmente, o que sabemos, ou julgamos saber, é que o átomo é formado de um núcleo e um punhado de elétrons. No núcleo encontra-se praticamente toda a massa do átomo e é constituído de prótons e nêutrons (e outras partículas que mantêm os prótons e nêutrons "grudados"). O núcleo é extremamente pequeno, comparado com o tamanho do átomo. Se imaginarmos que o núcleo tem o tamanho de uma bolinha de vidro, a posição mais provável em que se encontraria o elétron mais próximo estaria a muitos quilômetros de distância! Isso nos dá uma idéia de quão vazio é o átomo.
O punhado de elétrons forma uma "nuvem", pois os elétrons não têm uma posição definida, não são mais pensados como bolinhas movendo-se ao redor do núcleo.
Não obstante, pode-se calcular o "tamanho" de um elétron: é quase do "tamanho" de um núcleo. Foi essa conclusão que levou os físicos a descartarem um antigo modelo para o núcleo atômico, que propunha a existência de elétrons em seu interior; num núcleo atômico não cabem elétrons.
(Postado por Lucas Costa)
legal muito bom
ResponderExcluirFoi me útil a um trabalho de química
ResponderExcluirAté que presta
Nossa esse blog é realmente muito bom, esta bem difício encontrar informações descentes hoje em dia.Parabéns pelo conteudo.Seguindo aq!!
ResponderExcluirmuito bom,massa o blog =D
ResponderExcluirmuito bom gostei parabéns!!!
ResponderExcluirotimo para o trabalho que eu fis.
ResponderExcluirParabens
nao me seviu pra nadaaa!!!mais e bom sim,mais o que eu estava procurando eu nao encontrei.
ResponderExcluirpriquito
ResponderExcluirNao foi tao, bom pode da para melhor a proxima vez.)=
ResponderExcluirgostei...complementou os estudos
ResponderExcluirnossa eu queria achar msm era o pq te q aperfeiçoar o modelo de dalton e thomson para um trabalho :/ mais o conteudo é mt bom
ResponderExcluireu sou gay
ResponderExcluiradmiro sua coragem, você não tem medo de bullying e se aceita do jeito que você é! parabéns..Mas o que isso tem a ver com Sommerfeld, amigo?
Excluirfoda-se seu filho da puta
Excluirkkkkkkkkkkkkk
ExcluirTa serto !!!
muito bom o trabalho ajudo bastante (=
ResponderExcluirobrigada tirei 10 e graças a vc
ResponderExcluirpo e da ora cinistro valeu mesmo...
ResponderExcluircala boca infeliz
ResponderExcluirSerá que essas pessoas que fazem estes comentários ofensivos são medíocres o bastante para achá-los engraçados? Não sujem este blog.
ResponderExcluirvc tbm ofendeu
ResponderExcluirseu besta
eu to batendo punheta...
ResponderExcluirmerda gozei no teclado.........
ki zueraaa
Excluiro blog é mto bom, me ajudou bastante. Mas vcs poderiam selecionar os comentários antes que fossem publicados. Dá a impressão de que não passa mta credibilidade.
ResponderExcluirbaah mto bomm mto bomm tao de parabens, tava dificil de axar algma coisa q respondesse sobre o q eu keriaa e esse blog fooi perfeitoo para conclui minha eesquisa, bah mi ajudo mtooo vlw.......PARABENS
ResponderExcluirAmei ! Muito legal ;)
ResponderExcluirO blog é muito bom,esclarece bastante as dúvidas sobre esse modelo atômico...o que estraga é a falta de noção de alguns idiotas que postam besteira...provavelmente são imbecis viciados em pornografia,com um cérebro de tamanho inferior ao tamanho de uma ervilha...mas,o conteúdo do blog é muito,muito bom mesmo,parabéns!!!!
ResponderExcluiressa foi a maior porcaria q eu ja presenciei...vá tira onda da cara da puta q le pariu...
ResponderExcluirfoi muito util para meu trabalho de quimica
ResponderExcluirpenes
ResponderExcluirestou estudando fisica e to gostando muito valeu prof Cleber por nos mostra quao e interesante estudar a modelo atomicos
ResponderExcluirou mais
ResponderExcluirou mais
ResponderExcluirparece ser bom vai ser útil a um trabalho de quimica e preciso disso
ResponderExcluirwaleu
Me ajudou muito em meu trabalho,estão de parabéns,gostei do conteúdo.
ResponderExcluir;)
iof otium mob gbo etis okol wlv
ResponderExcluirmuitíssimo obrigada! Blog incrível, achei informações que eu não encontrei em outros sites! Está de parabéns!
ResponderExcluirElétrons do tamanho do núcleo? kkkk tá de brincadeira.. UMA das partículas que compõem o núcleo tem aproximadamente 2000 vezes o tamanho de um elétron e ali está escrito que um elétron não "cabe" no núcleo kkkkkk
ResponderExcluiro artigo é interessante. Mas, a ultima parte está certa? a que diz que o elétron possui o mesmo tamanho do núcleo.
ResponderExcluirMano acho que o modelo planetario é de Rutherford.
ResponderExcluir